Pesquisar este blog

Livro - Delicias do Milho - 15ª FENAMILHO



Delicias do Milho - Apresentação

     O valor nutritivo do milho é um dos principais motivos da sua utilização, tanto na alimentação humana como animal, bem como atividades econômicas e industriais. A cultura do milho é plantada em mais de 157 mil ha em 45 municípios da região Noroeste do RS.
     O milho, chamado popularmente , "Grão de Ouro", é rico em carboidratos (açucares) e amido, caracterizando-o como alimento energético, porem outros componentes também estão presentes como os lipídios, as fibras, as vitaminas E, B1, B2 e também minerais como fosforo, potássio e ferro.
     Este livro é elaborado a partir do Concurso Regional de Pratos a Base de Milho, proposto pela comissão da 15ª  Fenamilho Internacional, com execução dos escritórios municipais da ASCAR/EMATER da região de Santa Rosa.
     A fase regional do concurso aconteceu durante a 15ª  Fenamilho Internacional, onde no dia 03/05/2011, em solenidade especial, foram premiados os pratos vencedores nas categorias doce e salgados de 23 municípios.
     O objetivo deste livro é apresentar as receitas elaboradas para o concurso e registrar como é aproveitado este cereal pelas mulheres agricultoras que estão envolvidas e organizadas em grupos femininos pela ASCAR/EMATER-RS da região de Santa Rosa e com isto, incentivar o uso do milho como complemento nutricional na alimentação humana.
     Agradecemos a todas as Extensionistas Sociais e outros profissionais da ASCAR/EMATER que, juntamente, com inúmeras entidades parceiras, realizaram com brilhantismo este trabalho e, também agradecemos as participantes que colaboraram à disposição as receitas apresentadas neste livro editado pela  15ª  Fenamilho Internacional.
     Esta publicação é mais uma oportunidade do milho chegar à sua mesa, mostrando que é um alimento versátil, de fácil preparo e saboroso, além de muito saudável.


Leia mais sobre o concurso.

Um comentário: