Pesquisar este blog

Frutas - O valor nutritivo da laranja

  
   Suco ou sumo de laranja  em português europeu, é uma bebida produzida através do líquido extraído da laranja, geralmente despejando-o em um recipiente. Ao adicionar-se água, deixa de ser suco de laranja e passa a ser chamado de laranjada ou néctar de laranja. Pode ser coado antes do consumo. Pode ser adicionada uma dosagem de açúcar ou adoçante ao sumo para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. Deve-se consumi-lo preferencialmente diluído pois sua concentração em ácidos orgânicos pode causar gastrite se consumido puro em excesso.
É disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.
O suco de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina C e outros nutrientes. Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras. O suco de laranja é uma bebida muito apreciada por norte-americanos, sobretudo no café da manhã.
O Brasil é atualmente o maior produtor e exportador mundial do suco de laranja concentrado, sendo que as principais indústrias do setor no Brasil, são: a Cutrale, a Citrosuco, a Citrovita e a Louis Dreyfus.

  • O valor nutricional do suco de laranja natural é (para 1 xícara):

Água (%) 88, Calorias (kcal) 110, Proteína (g) 2, Gordura (g) Traços, Ácido Graxo Saturado(g)0,1 , Ácido Graxo Monoinsaturado(g)0,1 , Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,1 ,Colesterol (mg) 0 , Carboidrato (g) 26 ,Cálcio (mg) 27 ,Fósforo (mg) 42 , Ferro (mg) 0,5 ,Potássio (mg) 496 , Sódio(mg)2 , Vitamina A (UI) 500 ,Vitamina A (Retinol Equivalente) 50 ,Tiamina (mg) 0,22 ,Riboflavina (mg) 0,07 ,Niacina (mg) 1 e Ácido Ascórbico(vitamina c) (mg) 124.

Fonte: Wikipédia

Mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário